sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Outra Viagem


Vai começar outra viagem. O menino adora os momentos em que se desliga de tudo. Não precisa fazer o dever de casa. Não vai ter prova. Não terá que estudar para a chamada oral. Tempo e hora de relaxar. O menino vai para os braços serenos de Yemanjá. De praia em praia visitando águas curiosamente diferentes, vai ver peixes de tamanhos e formas distintas, pisar na areia fofa e na areia dura com o mesmo prazer. Vai furar ondas. Vai prender o fôlego para ir mais fundo de olhos abertos em busca do desconhecido. Tempo de fantasia, hora de sorrir feito criança.

Pegar a estrada é das melhores coisas da vida. A única coisa que ele sabe é que vai chegar. Sabe que os dias podem ser generosos e dar a ele dias de sol e noites de lua. Sabe que os dias e noites podem ser de chuva e de vento. E sabe que, seja como for, ele vai levar o sorriso no rosto. O menino acredita no destino e acha importante dar ao destino, vez por outra, uma chance dele se manifestar. É simples, basta não querer comandar tudo e deixar as coisas acontecerem da maneira que acontecem. É como dirigir sem as mãos no volante.

Mas ele já sabe seu roteiro. Vai pela terra, beirando o mar. Pega a estrada que liga a cidade que ama a cidade onde seu pai nasceu. A primeira parada é na Vila dos Reis Magos que tem N. Sra. da Conceição como padroeira e uma grande ilha bem de fronte. Lá, vai passear de barco, procurar cachoeiras, mergulhar em águas limpa e buscar a companhia das tartarugas que nadam rápido e que fazem com que ele sinta-se ainda mais menino. De lá para o último destino da estrada real, onde as pedras fazem o caminho das águas pelas ruas em que se caminha com cuidado. Lá onde o Brasil é mais colônia, mais Brasil. Por perto matas e praias lindas vão receber sua visita. Depois a cidade de nome indígena, de litoral grande e belo, abusadamente belo. Lá, visitas ao mar, à praia e aos restaurantes de pescadores que sabem consertar redes de pesca. Vai matar saudades dos tempos idos em que frequentava a região com amigos e primos de risadas generosas e histórias muitas. A última parada antes do destino final é a bela ilha, um lugar que mistura várias cidades em uma só. Paraíso dos borrachudos e da exuberância da natureza. Balsa pra lá, balsa pra cá e no final segue para ver sua mãe, razão da viagem e porto seguro de qualquer viagem.

O menino não vai só. Vai levar a menina que ama. Vai ouvindo música alta. Vai devagar porque é no caminho que está a felicidade. Vai atento às curvas e a tudo o que acontece na beira da estrada. Nessa viagem, a estrada do sonho cruza a estrada real. E ele acha graça e segue seu caminho feliz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário