quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ciranda, cirandinha...



A vida é uma grande brincadeira de roda, perfeita pra quem acredita ser um menino e se dispõe a encarar o que vier pela frente com um sorriso no rosto. Tudo começa com um entrelaçar de mãos, várias mãos. Alguém puxa a música e você começa a rodar em torno do nada, vai para um lado e depois vai para o outro, e ri, ri muito. Vai para frente e vai para trás, sem nunca soltar as mãos e sem nunca esquecer o sorriso.

Seu espírito cantava junto com você e você sequer se dá conta disso. Hoje, você acha que não é você a criança da sua memória, mas é! Era você na sua essência que rodava, que cantava e que sorria. Hoje, você que não faz mais isso, acha que é coisa daquele tempo em que você era ingênuo, tolo, infantil, etc. e se esquece de que também era feliz, muito mais feliz do que é hoje.

Por isso existe em mim um menino que escreve e que põe para fora o sentimento ingênuo, tolo e infantil que me trazem de volta a felicidade dos dias de ciranda. É difícil para os outros que não são mais nem ingênuos, nem tolos, nem infantis entenderem que existe gente como eu (e o meu menino interno) que prefere ser assim. Negar essa existência faz supor que por trás das coisas que escrevo existe uma mente maquiavélica em busca da oportunidade de seduzir, de se mostrar, de ser curtido e compartilhado. Sei, sei. E o ingênuo, tolo e infantil sou eu. Tá certo. Só rindo.

Muitas vezes na vida o menino apanhou feito gente grande. Ouviu palavras que não merecia ouvir, foi questionado, ridicularizado, rejeitado e teve que ficar de castigo. É a forma que algumas pessoas encontram para matar o menino. Duvidar da sua existência torna mais fácil sair de dentro da roda e ir brincar de adulto, que por sinal é uma brincadeira muito chata.

Mas a ciranda de roda segue rodando. A música segue convidando as pessoas a cirandar, a dar a meia volta ou a dar a volta e meia. E o menino segue a vida rodando e cantando e sorrindo.

Por mais ingênuo, tolo e infantil é essa a vida que ele escolheu.


Vamos todos cirandar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário