quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pode Ser

Amar é uma necessidade fundamental do ser humano. Será? Acho que pode ser. Nascemos normalmente rodeados de amor por todos os lados. Pequenos e indefesos recebemos carinhos, atenções e afagos que nos dão o necessário conforto para acreditar na vida. Desde muito novos, acreditamos que ele existe, que ninguém é triste, que no mundo há sempre amor...

Mas nem sempre a vida nos deixa as coisas tão claras. Passada a infância, começam as questões da adolescência. Sem nos darmos conta, não somos mais o centro do mundo, que ganha outra dimensão, ganha novos atores e atrizes e que nos obriga a buscar um novo papel para nós mesmos. Haja questão.

Depois, envelhecemos e seguimos a busca. Alguns encontram cedo o que lhes basta e por isso seguem tranquilos pela estrada a fora, sem se preocupar com o lobo mau e nem com os perigos desta vida. Outros acham e perdem com imensa facilidade. Outros não acham nunca e outros ainda acreditam que um dia vão achar.

Na opinião do menino o amor está dentro de nós.

- Não é amor o que buscamos nos relacionamentos do caminho. Nossa busca é por ar. Ar? Sim ar! Ar que baste para respirar entre uma e outra batida do coração, porque ele vai bater de qualquer jeito, ele vai sentir de qualquer jeito. As pessoas não entram em você para mexer em algo que vai mudar o seu sentimento. As pessoas estão na sua frente e servem como inspiração, como modelo, como fonte de energia ou como ar. E é isso tudo o que faz o coração bater diferente. É a capacidade de sentir o inexplicável o que chamamos de amor.

- Mas se for assim, podemos escolher quem amar. Não há porque sofrer de amor por ninguém, não há questões que aumentem ou diminuam o sentimento. É isso mesmo?

- Tá bom, talvez ar não seja mesmo o melhor exemplo.

O menino, mais velho, continua...

- Acho que você esquece que não existe amor quando ele só pertence a uma pessoa. O amor é a ligação entre duas pessoas. Pode haver carinho de um lado só, pode haver desejo de um lado só, mas amor não. Ele só existe quando duas pessoas possuem uma ligação que alimenta os dois da mesma forma. O fato de que o coração vai continuar batendo não tem a ver com o amor que ele sente. O amor não está na batida do seu coração, está no seu ritmo. Sofrer de amor não faz o coração parar de bater, faz ele desafinar.

- Pode ser...


- Pode...


Nenhum comentário:

Postar um comentário