terça-feira, 30 de julho de 2013

Não existe amor maduro


- Já tava na hora de você encarar um amor maduro, não é!?!
- Amor maduro? Acho que isso não existe.

Assim começou a conversa que se desenrolaria ou se enrolaria. Logo de cara ficou claro que os dois pensavam de modos bem diferentes. Um dizia que o amor maduro é aquele que sobrevive à falta de paixão, que é movida por ideais comuns, por uma cumplicidade de vida, pelo companheirismo. E o menino dizia que só isso não fazia sentido para ele.

- Acho que tive apenas um amor maduro, como você chama, na vida. Foi minha ex-mulher. Com ela tive uma relação madura, comprometida, companheira e cúmplice – principalmente por conta da nossa filha. Mas foi só.
- E não é isso o que você está procurando agora?

Não era.

Para ele o amor é infantil, nunca inconsequente ou irresponsável, mas sempre infantil. Amar, embora não possa ser precisado, é uma forma de viver infantilmente, com um permanente sopro de vida forte no coração, com eternos frios na barriga, com paixão, com loucuras, com intensidade.

- Mas não há paixão eterna. Acredito em picos de paixão, mas não dá pra imaginar que um relacionamento seja sempre repleto de momentos de amor e paixão.
- Pode até ser que haja mesmo os tais picos. É verdade que em alguns momentos um simples nascer do sol, um simples caminhar na praia, uma simples música sejam capazes de despertar a paixão com uma intensidade ainda maior. Mas o amor é feito principalmente disso. É isso o que precisa ser buscado o tempo todo.

O outro não entendia. O menino já havia passado por vários relacionamentos. Tinha sido casado. Tinha amado grandes amores. Como era possível que ele não entendesse que o amor tinha que ser maduro, bem escolhido, bem cuidado, bem tratado.

O menino entendia.

- Prefiro pagar o preço de errar mais vezes do que me contentar com menos do que o máximo. Acredito que em algum lugar exista alguém com quem eu seja capaz de me emocionar sempre, que tenha paixão para trocar todos os dias, que respire a intensidade do amor da mesma forma que e respiro.
- Acorda!!!
- Estou acordado. O que estou dizendo é que, se eu encontrar essa pessoa, serei capaz de viver o amor mais maduro, mais cuidado, mais comprometido, mais companheiro, mais cúmplice, mais bem tratado e mais preservado possível. E também serei capaz de viver a paixão mais intensa, os momentos mais felizes, as alegrias mais escrachadas, os sorrisos mais largos e é só isso o que eu procuro.


O outro quase teve pena do menino, mas parou de falar por um instante e se permitiu imaginar que o sonho do menino pudesse ser real. Suspirou um suspiro fundo e desejou sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário